Quem sou eu

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CAMPINAS, SÃO PAULO, Brazil
O CIMEI 11 É COMPOSTO POR DUAS EMEIS, "MARIA DE LOURDES", NO BAIRRO SANTA TEREZINHA COM 120 CRIANÇAS ENTRE 3 A 6 ANOS E "APÓSTOLO PAULO" NO PARQUE SÃO PAULO COM 60 CRIANÇAS DA MESMA FAIXA ETÁRIA.

Projeto Pedagógico



Campinas, 22 de fevereiro de 2010





TERMO DE APROVAÇÃO



Eu, Lânea Regina da Cruz Diretora Educacional do Centro Integrado de Educação Infantil 11 aprovo o presente Adendo/ Adequação ao Plano Escolar/ Projeto Pedagógico, nos termos do artigo 22, do Regimento Comum e da Resolução SME Nº 13, de 20/11/09, que estabelece diretrizes e normas para o planejamento, a elaboração e a avaliação do Plano Escolar/Projeto Pedagógico das Unidades Educacionais de Ensino Fundamental e de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação e das Unidades Particulares de Educação Infantil.





Atenciosamente



___________________
Assinatura e Carimbo do Diretor









CARACTERIZAÇÃO DA UNIDADE EDUCACIONAL: (MANTIDO)

4.1- Nome das Unidades Educacionais:
Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Cardoso dos Santos
Escola Municipal de Educação Infantil Apóstolo Paulo.
4.2-Endereço das Unidades Educacionais
Escola Municipal de Educação Infantil Maria de Lourdes Cardoso dos Santos
Rua Floriano Cancela Junior, nº20 Jardim Santa Terezinha CEP 13052-150,
Telefone 32258424 Campinas SP
Email: emei.mariadelourdes@campinas.sp.gov.br
Escola Municipal de Educação Infantil Apóstolo Paulo.
Rua Pacaembu, 992 Parque São Paulo. CEP 13090-150-Campinas-SP.
Telefone: 32259936
Email: apostolopaulo@ig.com.br

4.3– Localização e característica do bairro: (MANTIDO)

4.4.- Horário de funcionamento da Unidade Educacional –
Escola Municipal de Educação Infantil Doutora Maria de Lourdes Cardoso dos Santos.
Funciona das 07h00min às 17h00min h. De segundas as sextas-feiras.
Período da manhã: das 07h00min ás 11h00minh.
Período da tarde: das 13h00min ás 17h00minh

Escola Municipal de Educação Infantil Apóstolo Paulo.
Funciona das 07h00min às 17h00min h. De segundas as sextas-feiras.
Período da manhã: das 07h00min ás 11h00minh.
Período da tarde: das 13h00min ás 17h00min.





Escola Municipal de Educação Infantil Doutora Maria de Lourdes Cardoso dos Santos.
Período da manhã: das 07h00min ás 11h00minh.
Período da tarde: das 13h00min ás 17h00minh
Escola Municipal de Educação Infantil Apóstolo Paulo.
Período da manhã: das 07h00min ás 11h00minh.
Período da tarde: das 13h00min ás

4.8- RECURSOS FÍSICOS E MATERIAIS (MANTIDO)

4.9- ALIMENTAÇÃO (MANTIDO)
“O momento das refeições é rico em possibilidades de socialização, autonomia, interação, imitação, descoberta de gostos e sensações, constituindo-se também em uma fonte de conhecimento que contribui para o desenvolvimento global da criança...”
Estimulamos a degustação de todos os alimentos, desenvolvendo a responsabilidade e a autonomia, orientando a criança a servir-se de quantidades adequadas, respeitando a opção de tipos de alimentos, auxiliando também no desenvolvimento motor, no tempo de espera, no respeito aos colegas. Um dos objetivos deste trabalho que vem sendo realizado é o despertar nas crianças, através dos sentidos, a capacidade de perceber o valor e as características dos alimentos para que dessa forma possam ampliar seu conhecimento em relação ao meio em que vivem.
As características a serem trabalhadas são: noção de cores, a percepção de diferentes sabores, a identificação de diversos tipos de alimentos, a linguagem oral, o reconhecimento de diferentes formas e tamanhos, a diferenciação de diversos tipos de textura, qualidades nutricionais.



A merenda é fornecida pela Ceasa Campinas. No início desse ano ocorreu uma reunião com os pais, professores e Conselho de Escola para avaliar a alimentação das crianças, foram definidos a troca do Cardápio para as duas Unidades Educacionais:
Período da Manhã: Cardápio Emei Especial contém duas refeições diárias (café e almoço)
Período da Tarde: Cardápio Misto (dois dias da semana lanche e três dias refeições)
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES DA EMEI MARIA DE LOURDES CARDOSO DOS SANTOS
Manhã: Cardápio EMEI ESPECIAL.
Café
AG III – A 07h15min
AG III- B 07h30min
Almoço:
AGIII-A 09h50min
AGIII-B 10h20min
No período da tarde o cardápio é EMEI MISTO sendo três dias almoço e dois dias lanche.
Horários:
AGIII- C 15h15min
AGIII – D 14h30min
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES DA EMEI APÓSTOLO PAULO
Manhã: Cardápio EMEI ESPECIAL.
Café
AG III – A 07h15min
Almoço:
AGIII-A 09h50min
No período da tarde o cardápio é EMEI MISTO sendo três dias almoço e dois dias lanche.
Horários:
AGIII- B 15h15min

5 – CARACTERIZAÇÃO DOS ALUNOS (mantido com alterações)

EMEI Doutora “MARIA DE LOURDES CARDOSO DOS SANTOS.
As crianças são bem cuidadas, vindas diariamente uniformizadas e bem calçadas. Vem para a escola de carro, perua ou moram próximo, vindos assim a pé na companhia dos pais, ou irmãos mais velhos.
As crianças menores demonstram dependência em vários aspectos tais como: uso do banheiro para fazer a higiene, vestir-se, escovar os dentes, lavar as mãos, calçar os tênis ou sandálias.
Na alimentação com o auto-servimento, eles precisam sempre da intervenção e orientação do adulto, sem a professora eles não conseguem se servir.
As crianças na sua grande maioria respeitam o uso do uniforme cedido pela SME, e vêm para a escola com calçados adequados.
As famílias respeitam os horários de entrada e saída, mas algumas procuraram a direção solicitando a mudança do horário de entrada dás 07; 00 para ás 07h30min com a justificativa que as 07h00min as crianças sentem dificuldade de acordar principalmente no inverno, este horário de entrada atual foi uma mudança para adequar o TDC entre as duas Unidades
As regras que são estabelecidas pela escola são respeitadas pela grande maioria das famílias com raras exceções.
Nos fins de semana as famílias vão ao Shopping, Parque, Zoológico, casas de parentes e outros passeios. Nota-se que elas têm acesso a Cinema e Teatro infantil.

Levantamento de nº de alunos por idade nos agrupamentos:

IDADES AGIIIA AGIIIB AGIIIC AGIIID
Nasc. 2007 01
Nasc. 2006 09 09 08 04
Nasc. 2005 09 13 12 14
Nasc. 2004 07 04 07 10
TOTAL DE ALUNOS 25 27 27 28


EMEI APÓSTOLO PAULO
A Unidade Escolar fica situada em uma região distante do Centro, e o bairro não possui infra estrutura, em frente à escola não há asfalto. Muitas crianças moram em ocupação no Jardim Santo Antonio ou Núcleo Residencial Chico Mendes tem que atravessar a ponte da Rodovia dos Bandeirantes para acesso a Escola. As crianças são de famílias de baixa renda, as mães trabalham e necessitam do horário das 07h00hs de entrada.
Muitas crianças chegam à escola com Transporte Escolar, porém o único que realiza o transporte, não acessa o bairro com a justificativa que não há asfalto e as mães levam as crianças até a Avenida que corta os bairros.
A escola tem uma sala de aula com capacidade de 30 alunos.
As crianças possuem idades 3 a 6 anos, se adaptaram bem à escola e já realizam a rotina diária.
A maioria das crianças matriculadas em 2009 optou pelo período da tarde, portanto no AGIII B.
As crianças menores demonstram dependência em vários aspectos tais como: uso do banheiro para fazer a higiene, vestir-se, escovar os dentes, lavar as mãos, calçar os tênis ou sandálias.
Na alimentação com o auto-servimento, eles precisam sempre da intervenção e orientação do adulto.
Para finalizar, trazem certo conhecimento sobre cantigas de roda e brincadeiras, apresentando boa memória musical. Gostam especialmente de brincadeiras de faz-de-conta, que envolvam dramatização como casinha, médico e beleza.
Observa-se através do quadro que as crianças mais velhas ficaram matriculadas no período da manhã por opção da família.


IDADES Nasc. 2007 Nasc. 2006 Nasc. 2005 Nasc. 2004 Total
AGIIIA MANHÃ _____ 09 10 10 29
AGIIIB TARDE 01 08 12 09 30




6 – RECURSOS HUMANOS
6.1 – IDENTIFICAÇÃO DAS EQUIPES:


DIRETOR EDUCACIONAL: Conforme Lei 12012 Anexo II (DOM 29/6/2007)
Diretor Educacional – Executar atividades de planejamento, elaboração, implementação e avaliação da Proposta Pedagógica e do Plano Escolar nas unidades municipais de Educação Infantil, do Fundamental e educação de Jovens e Adultos com base nas diretrizes estabelecidas pela política educacional do Município.


ORGANIZAÇÕES DA MATRÍCULA DOS ALUNOS

Segue os critérios da Resolução SME nº 08 de 03/10/09, que dispõe sobre as diretrizes e normas gerais para política de atendimento à demanda da Educação Infantil e para a realização de cadastro e matrículas nas Escolas Municipais de Educação Infantil e CEIS de Campinas para o ano de 2010.
Cadastro Inicial: compreende o período destinado ao cadastro de crianças para o planejamento anual da matriculas nos agrupamentos I, II, III nas Unidades Municipais de Educação Infantil e Cadastro Continuo período destinado após o cadastro inicial
As matriculas para o ano de 2010 ocorreram conforme a resolução acima citada, sendo importante destacar que todos os alunos rematriculados foram trocados de professora para que haja melhor adaptação ao ensino fundamental.

QUADROS DAS SALAS DE AULA COM OS RESPECTIVOS HORÁRIOS DE OCUPAÇÃO DE CADA TURMA
EMEI '' MARIA DE LOURDES CARDOSO DOS SANTOS''

Quadro das salas
No. Da sala Metragem Agrupamento Capacidade Matriculados Período
1 36m AG III-A
AGIII-D 30
30 25
28 Manhã Tarde
2 36m AG III-B
AGIII-C 30
30 27
27 Manhã Tarde










EMEI “APOSTOLO PAULO''

Quadro das salas
No. Da sala Metragem Agrupamento Capacidade Matriculados Período
01
42.70m AG III-A
AGIII -B 30
30 29
30 Manhã Tarde






7.7– ANEXO CONTENDO:



7.7.1 – PLANO DE ENSINO DOS AG III.



PLANO DE ENSINO COLETIVO PARA O AGRUPAMENTO -III DO CIMEI 11 EM 2010

O CIMEI 11 possui ao todo 4 turmas de AG III na EMEI Maria de Lourdes Cardoso e 2 turmas de AG III na EMEI Apóstolo Paulo. Para atender as crianças de 3 a 6 anos do agrupamento III as seis professoras estarão elaborando seu plano de ação anual articulado ao Projeto Pedagógico buscando favorecer práticas educativas organizadas com crianças que se constituem nas múltiplas linguagens, no mundo letrado e na cultura humana à sua volta.
Este plano de ação coletiva para o AG III foi elaborado com base nas discussões da proposta curricular de educação básica da Rede Municipal de Campinas priorizando o olhar à infância, o direito da criança no que diz respeito ao cuidar e educar bem como a individualidade da mesma. Aproximando assim, a relação família / escola, respeitando os aspectos culturais. Utilizaremos o registro como forma de documentar, refletir e planejar a nossa prática. A avaliação diagnóstica dos alunos é realizada pela professora, em forma de relatório individual descritivo de cada aluno e os pais tomam conhecimento deste registro semestralmente.
O espaço e tempo são organizados pensando e planejando de forma a garantir que todas as crianças possam ter acesso aos diversos locais e recursos materiais que a EMEI oferece como:
.Na biblioteca com leitura de histórias, filmes, teatro, empréstimo de livros; nas áreas externas com atividades livres e dirigidas ,tais como, parque, amarelinha ,brincadeiras com corda , ovo choco , casinha de boneca, faz-de-conta, etc e salas de aula com cantinhos ; pintura ,desenho livre , modelagem, escrita livre, jogos e brincadeiras diversas.
A linguagem oral, leitura e escrita estão presentes nos momentos de leitura de histórias e outros tipos de textos (jornal, revista, poesias, rótulos, receitas, etc.), nas pesquisas e conhecimento das informações sobre a identidade de cada criança entre outras, nos textos coletivos sobre diversas situações vivenciadas, na palavra gestual e através das músicas, nas dramatizações, no estímulo à oralidade na roda da conversa, identificação do crachá, bilhetes informativos, contagem diária do número de crianças e escrita espontânea.
Na linguagem artística, as atividades vivenciadas em sala com a professora da turma envolvem materiais e técnicas artísticas, estimulando a produção da criança e exercitando a prática da arte através da experimentação de variados recursos, tais como: papéis, tintas massinha, giz de cera e lousa, brincadeiras cantadas, passeios em teatro, danças, etc.
As práticas que envolvem a linguagem corporal são inseridas nas atividades que contemplam o movimento como: pular corda, corre, pular, dançar, subir, equilibrar-se, cantar e gestualizar,utilizar-se de músicas que nomeiam as partes do corpo ,danças livres,olhar-se no espelho,descobrir as suas características físicas. No que diz respeito a questão de gênero ,as brincadeiras. Brinquedos e jogos enfatizam a troca e vivência de diferentes papéis: o jogo simbólico da casinha de bonecas, ,jogos com bola ,utilização das fantasias e durante este ano as 4 professoras da EMEI Maria de Lourdes estarão realizando o CHP com o tema “jogos e brincadeiras” explicando determinados jogos que necessitam de um atendimento mais individualizado com atenção para pequenos grupos e que muitas vezes se torna impossível ensinar como se joga ou se brinca com aquele brinquedo dentro da classe, tendo que dividir a atenção com o grupo maior de crianças. Existe o momento de integração entre as turmas de mesmo período durante a festa mensal dos aniversariantes onde temos o bolo oferecido pelo CEASA, e a escola providencia a compra de adereços, cobertura e recheios e o momento de integração semanal nas sextas-feiras com o dia do brinquedo que trazem de casa.
Acreditamos que a linguagem Matemática. acontece no cotidiano educativo ,presente na roda da conversa, na contagem das crianças, no calendário,nos jogos ,na relação com os objetos de múltiplas formas e também nas observações, registros e comparações de grandeza e medidas,seqüência lógica, classificação e seriação,músicas e brincadeiras. na alimentação observando a quantidade no prato,dosagem de suco ou leite,noção de pouco e muito e na divisão do tempo para a realização das atividades do dia.
Existe apenas na turma da professora Heloísa da EMEI Maria de Lourdes um projeto sobre o francês para as crianças em decorrência do curso que a professora realiza na Aliança Francesa que a coloca como multiplicadora desta língua e de uma forma lúdica as crianças aprendem algumas músicas, cumprimentos, apresentação pessoal. Nesse trabalho desenvolve-se atividades que estimulam a curiosidades das crianças por uma cultura diferente, utilizando-se de imagens de observação dos aspectos culturais ,relacionando as características de cada povo.
O estímulo ao conhecimento e acesso aos aspectos culturais relativos à musicalização e dança que estimulam a percepção e a ampliação do repertório cultural da criança, sensibilizando e incentivando-a a respeitar os diversos gêneros musicais e a bagagem cultural de cada um.
Será um dos objetivos para este ano de 2010, aproximar o trabalho da equipe com a pedagogia de projetos exposta na proposta curricular da SME, contemplando também a questão étnico racial e buscando a conscientização sobre a importância do registro.
Dentro da metodologia de projetos os alunos podem tomar decisões a respeito de muitas questões: controle do tempo, divisão e redimensionamento de tarefas, avaliação do resultado em função do plano inicial, devido a isso estaremos acrescentando neste plano de ação alguns temas eminentes deste ano que poderão estabelecer uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento. Os temas que poderão aparecer como interesse da criança, pois estarão em evidência este ano são: Copa do Mundo, Gripe H1N1, eleição para presidente, meio ambiente, que é muito trabalhado na educação infantil na perspectiva de construção de uma sociedade mais consciente, família e consciência negra.
Este plano coletivo contempla as múltiplas linguagens da criança: linguagem artística, corporal, matemática, linguagem oral, a leitura e escrita, acrescentando que os trâmites instrumentais destas linguagens devem estar voltados pelo poético, pelo imaginário, pela fantasia, pelo lúdico e dialógico.






PLANOS DE ENSINO POR TURMAS

Profª Neide Antonia Raimundo Navakoski

AGIII-A

A turma A do agrupamento III é constituída por crianças na faixa etária de três a seis anos, apresentando uma diversidade cultural e de idade que será levada em consideração para o desenvolvimento do trabalho.
As crianças menores ainda não possuem autonomia nos cuidados pessoais como calçar, amarrar calçados, vestir-se; na higiene, como lavar as mãos, escovar os dentes, usar os sanitários; no auto-servimento, na alimentação e nos cuidados dos materiais pessoais, necessitando de cuidados e orientações específicos em todos estes momentos.
A autonomia será construída no cotidiano escolar, respeitando as individualidades de cada criança. .
Tendo em vista o ser criança que é um sujeito social e histórico, constrói o conhecimento através das interações que estabelece com o outro e com o meio em que vive e a realidade presente da turma, desenvolverei um trabalho tomando como base a formação pessoal e social e o conhecimento do mundo através das diferentes linguagens.
Na formação pessoal e social proponho um trabalho voltado para seus interesses, valorizando a cultura, ampliando conhecimentos, a capacidade cognitiva, afetiva, social, psicológica e física descobrindo o eu e o outro. Para o desenvolvimento do trabalho procurarei ter um olhar voltado para as necessidades e vivencias das crianças no cotidiano escolar proporcionando espaços, dialogo e atividades com diferentes brinquedos e brincadeiras para vivenciarem e recriarem diferentes papéis no jogo imaginário; na socialização, no respeito mutuo a amizade, a afetividade entre os pares e estabelecendo uma escuta sensível e reflexível em relação à diversidade étnico-racial; na construção de regras coletivas; na identificação e valorização da família e de seus membros, etc.
As diferentes linguagens serão desenvolvidas através dos diversos movimentos; das músicas e sons variados; Artes; linguagem oral e escrita; conhecimento lógico matemático.
Natureza e sociedade desenvolver cuidados com o próprio corpo; despertar atitudes de preservação, conservação e cuidados com os recursos naturais; estabelecer relações entre diferentes espécies e seres vivos, suas características próprias.
O brincar - será proporcionada às crianças ambientes e espaços que favoreçam o lúdico, a fantasia e representação do faz de conta e a liberdade de escolha para as brincadeiras. Também serão utilizados matérias de construção, jogos com regras que exigem cumprimento de normas, concentração e raciocínio, brincadeiras dirigidas.
A Educação Alimentar será trabalhada diariamente estimulando, incentivando e conscientizando quanto ao valor dos alimentos, servindo só o necessário para que não haja desperdício, etc.



Professora: Celise Aparecida Reis Schmidt Simões AGIII-B

Plano de Ensino – 2010

A turma B do AG III da EMEI “Maria de Lourdes Cardoso dos Santos” é composta por 27 crianças com faixa etária de 3,4 e5 anos.
É uma turma bastante heterogênea, não somente com relação à faixa etária, mas em muitos outros aspectos, como por exemplo, no que diz respeito às interações existentes no seio familiar, pois as crianças apresentam linguagens orais e culturais muito diferentes umas das outras.
Um aspecto muito importante e que deverá ser levado em conta para o desenvolvimento do trabalho anual com o AG III, são as necessidades especiais que as crianças menores (03 e 04 anos) requerem no dia a dia e que demonstra claramente o quanto as ações do cuidar e educar devem caminhar juntas. Ações como, por exemplo: se vestir, calçar, amarrar o cadarço, fazer a higiene pessoal (lavar as mãos, escovar os dentes, uso do sanitário), cuidar dos materiais pessoais e fazer o auto servimento na hora da refeição.
Com base nessas e outras observações apresento meu Plano de Ensino que visa justamente desenvolver na criança:
• A afetividade, o interesse e o gosto pela escola, a capacidade de agir por si próprio, a auto-estima e a autoconfiança reconhecendo seu lugar na sociedade;
• O conhecimento do seu corpo e das suas potencialidades, se valorizando cada vez mais e preservando sua saúde e o meio em que vive;
• A socialização, interação da criança com si própria, com o espaço físico, com o adulto, com as outras crianças, respeitando e valorizando as diferenças culturais, socias, raciais, sexuais, etc.; construindo, assim, sua identidade e autonomia;
• O diálogo e o espírito colaborativo nas relações afetivas e emotivas do dia a dia;
• A capacidade de articular suas opiniões, seus interesses e poder se reconhecer como parte integrante nesse processo de construção do conhecimento;
• O brincar, a capacidade de criar, construir coisas novas, expressar emoções, sentimentos, desenvolvendo a linguagem da imaginação, da abstração e estruturação do pensamento;
• E finalmente o trabalho com as linguagens corporal, oral, escrita, musical, gestual, simbólica, numérica e plástica de forma contextualizada, dinâmica, planejada e documentada garantindo à criança um desenvolvimento pleno de suas habilidades físicas, cognitivas, lúdicas, experenciais e emocionais.

Minha prática pedagógica e cotidiana deverá estar sempre voltada ao interesse das crianças em primeiro lugar. Assim sendo, estarei atenta aos temas que surgirem no grupo e, a partir daí, desenvolverei as atividades dentro desse centro de interesse, proporcionando à criança o acesso a informações e conhecimentos por meio da construção e produção de saberes sociais, culturais e científicos.



Profª. Heloisa Pierozzi Germini
Turma C – Agrup. III – 2010

Tendo como ponto de partida a priorização dos conhecimentos, saberes e diversidade cultural trazidos pelas crianças, iniciaremos o desenvolvimento do trabalho anual integrando, partilhando e ampliando esses conhecimentos, buscando também explorar as capacidades físicas e intelectuais da criança, a sua socialização e o favorecimento da interação com o outro e com o meio.
Sabendo que a criança percebe o mundo que a rodeia através de suas relações (relação adulto/criança, adulto/adulto e criança/criança) e as reproduz através da brincadeira, será o brincar a ênfase do trabalho cotidiano.
Não serão desprezados também os momentos em que a criança faz uso de sua criatividade e das diferentes linguagens para se expressar.
O trabalho anual será permeado pela valorização de atividades que favoreçam o pensamento, memória, criatividade e a maneira como a criança se relaciona com os objetos e as pessoas. A expressão dos sentimentos e emoções, a valorização de boas maneiras e o desenvolvimento da auto-estima serão orientações recorrentes.
Durante o ano letivo alguns temas farão parte do planejamento, como por exemplo, semana do livro, festa da família, meio ambiente, semana da criança e semana da consciência negra, como também temas que surgirem a partir do interesse das crianças. Além disso, pretendo dar continuidade em minha sala com o projeto Ècole (Francês), levando em consideração a possibilidade do trabalho com crianças pequenininhas.
Esse trabalho será constantemente revisto e refletido. A avaliação da criança será realizada continuadamente e sistematizada, tendo como suporte o caderno de registros do professor. Será um relatório global, contendo todas as áreas de desenvolvimento da criança.


PLANO DE ENSINO
Cátia Maria Naccaratto Battaglini Girnos
Ag III Turma D - 2010

Levando-se em conta a diversidade de idade que varia entre 3 a 6 anos e a cultura das crianças, irei trabalhar a integração entre elas ampliando conhecimentos, capacidades físicas, sociais, cognitivas e afetivas.
Através da troca de experiências, desenvolverei um trabalho de criatividade, autonomia e construção do conhecimento, respeitando suas características individuais e culturais, assim incentivando o trabalho colaborativo, tanto entre eles quanto com os pais, no que diz respeito às atividades para casa e festas da escola.
Será trabalhado as partes do corpo, o eu, a família, tipos de moradia, localização no tempo e espaço, a comunidade na qual está inserida, a escola, bem como seu espaço físico e funcionários, sentimentos, boas maneiras, hábitos e costumes, higiene, cuidados pessoais, auto-estima e alimentação saudável e diversificada, sempre valorizando e respeitando a individualidade de cada um e suas potencialidades.
Irei trabalhar o movimento do corpo através das diversas atividades, tais como: correr, pular corda, jogar bola, entre outras brincadeiras e brinquedos com regras. Trabalharei a linguagem oral e escrita através de leitura de histórias, músicas, vídeos, teatro, englobando também a expressão corporal. Todo esse processo ajudará a construir sua identidade e autonomia.
A avaliação será feita diariamente através de observações e registros a partir de atividades e atitudes das crianças. Será elaborado um relatório semestral, contendo as áreas de desenvolvimento da criança e será apresentado aos pais em reuniões previamente agendadas.

“ Emei Apóstolo Paulo – CIMEI 11”
Profª Adriana Guimarães Martins Alves- AGIII-A

Eu, Adriana Guimarães Martins Alves, professora efetiva da educação infantil do AGIII A da EMEI Apóstolo Paulo, como parte da equipe do CIMEI 11, respeitando e tendo como base os saberes, valores e cultura dessas crianças e partindo destes, pretendo desenvolver um trabalho pautado nas linguagens oral e escrita, no movimento, nas artes visuais, na música, natureza e sociedade, matemática, identidade e autonomia, valorizando o brincar.
Pretendo trabalhar o Eu e o outro, a identidade e autonomia, partindo do nome, a sua escrita e importância social, a família e suas várias formações: pai, mãe e irmãos, família nuclear, criado por avós etc... A escola, o meio ambiente, o resgate das brincadeiras, os seres vivos (animais e vegetais),a diversidade cultural e étnica dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem , a dança e o teatro como expressão dos sentimentos e vivências e algumas temáticas relevantes durante o ano como jogos da copa, eleições, e sempre que possível o uso de manchetes de jornal com tais assuntos para a leitura de imagens.
Desenvolverei um trabalho através de livros de leitura e com os mesmos farei uma ponte com os assuntos a serem explorados.
A rotina diária é a estrutura onde será organizado o tempo didático. É no momento da roda, onde trabalharei a oralidade, a música, o movimento, as brincadeiras e momentos de aprendizagem onde estarei orientando, questionando, introduzindo valores, aguçando a curiosidade das crianças.
Trabalharei com atividades permanentes, como os ambientes (cantos) da casinha, do desenho, da escrita, da modelagem, do recorte e colagem, da criatividade, dos jogos com regras, jogos de encaixe e construção, da fantasia, leitura etc...Os espaços físicos da U.E. tanto os externos com os internos serão utilizados para brincadeiras livres e dirigidas, como o parque, a amarelinha, pular corda, a areia, a casinha de bonecas, brincadeiras com bola, etc.
Pretendo incentivar e ampliar o gosto pela leitura e para isto há um momento de leitura na rotina diária e também o empréstimo de livros.
Proporcionarei a socialização e interação da criança com seus pares, com os adultos que convive, com o espaço que freqüenta de forma prazerosa e natural, respeitando suas individualidades.
Estarei atenta aos espaços e materiais disponíveis para que estejam em fácil acesso às crianças, como jogos, livros, materiais para o faz-de-conta, materiais pedagógicos, favorecendo sua autonomia e o respeito às regras e limites.
Proporcionarei um ambiente estimulador onde a criança se sinta bem, valorizando a higiene e o cuidado com o corpo e com o espaço, sua segurança e organização dos materiais de uso coletivo, agrupando, localizando, contando, comparando e organizando os espaços.
A avaliação será processual e contínua e se dará através da observação e do registro diário e também nos momentos de avaliação do grupo onde haverá a oportunidade de cada criança se manifestar fazendo a sua avaliação do dia.








“ Emei Apóstolo Paulo – CIMEI 11”
Professora Elaine Cristina de Souza Agrupamento III-B
( idade entre 3, 4 , 5 e 6 anos ).

Pretendo construir diariamente com as crianças um ambiente livre de tensões, onde todos os envolvidos no processo da educação tenham espaço para conversar , discutir e trabalhar. Sendo respeitadas e orientadas para o desenvolvimento pleno de sua humanidade.
Nosso dia sempre começará com a roda da conversa. Conversaremos sobre as novidades que eles queiram trazer de casa, a leitura do Livro da Vida do dia anterior, o uso do calendário e construiremos uma rotina diária que nos oriente durante as atividades .
Nosso trabalho sempre será realizado em atividades diversificadas que permitam às crianças participar de momentos diferentes durante a rotina por exemplo : através dos cantos de atividades terão maior participação nas pesquisas , nas atividades independentes poderão exercer sua autonomia , nas atividades em grupo o enfoque será capacidade de conviver com o grupo e nas atividades individuais será observado de maneira mais atenta pelo professor da sala , no final do dia sempre faremos uma avaliação sobre tudo o que aconteceu e é neste momento que as crianças podem verbalizar suas angustias e alegrias.
Meu principal objetivo será oportunizar a construção dos três tipos de conhecimento : lógico – matemático, social e físico além da vivência da solidariedade.
-Para a construção do conhecimento lógico-matemático, trabalharei com atividades que estimulem a experiência, o pensamento hipotético, a argumentação lógica e principalmente a ação sobre os objetos através de jogos , dados, calendário, contagem diária de crianças , de canecas no lanche , bingo de números, culinária.
- Para a construção do conhecimento social partiremos do conhecimento que a criança traz , orientando o trabalho para a vivência diária da solidariedade, haverá um mascote que será levado para a casa , será cuidado e devolvido no dia seguinte para que outra criança vivencie a experiência, com esse trabalho pretende-se que eles percebam as necessidades daqueles que estão a sua volta e que sintam-se estimulados a praticar a solidariedade com seus semelhantes .
- Para a apropriação da cultura familiar estimularemos as brincadeiras tradicionais , buscando o apoio da comunidade e da família no processo, além de orientar a construção do respeito à etnia.
- Dar ênfase ao acesso a uma linguagem ampla e variada principalmente a artística através de teatro de fantoches, teatro infantil, produção de esculturas e técnicas de pintura, música, bandinha, poemas .
- Para a construção do conhecimento físico faremos pesquisas, culinária, trabalharemos com hipóteses e projetos.










7.7.2 – PLANO DE TRABALHO DA EQUIPE GESTORA (Mantido com alterações)
Neste ano a Equipe Gestora estará se empenhando tanto no trabalho que envolve o Pedagógico como o Administrativo trabalhando em conjunto com os professores, comunidade, alunos e demais colaboradores.
Garantir o bom andamento do CIMEI; atendendo suas necessidades estruturais; assegurar o
atendimento, permitindo o acesso e permanência das crianças nas Unidades Educacionais, através de uma educação de qualidade que respeite as especificidades socioculturais da criança como um ser social, cidadão, sujeito de seu processo de conhecimento, proporcionando a interação com seus pares e com o meio físico natural e social;
Proporcionar condições para que haja integração da família e da comunidade no trabalho educativo das unidades.
Valorizar o educador como sujeito do seu fazer pedagógico e os funcionários que atuam nas unidades. Assegurar o cumprimento das Resoluções, Portarias, Decretos, Comunicados, encaminhados às Emeis através da SME e NAED Sudoeste
Levar a equipe da unidade educacional a refletir sobre a proposta pedagógica da escola, fazendo as intervenções necessárias para que o proposto pela equipe no projeto pedagógico venha a ser
concretizado na prática.
Incentivar os docentes a se manterem atualizados através de participação em cursos, grupos de trabalho, simpósios, leitura de livros e textos que contribuam para seu desempenho como educadores.
Participar da elaboração, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico das unidades escolares.
Coordenar os professores nas reuniões possibilitando-lhes reflexões, fundamentação teórica e planejamento da prática desenvolvida.
Atendimento aos pais junto com os professores, quanto às questões pedagógicas das crianças.
Elaborar com os professores, reuniões com as famílias que orientem e esclareçam sobre assuntos rotineiros e a maneira de educar seus filhos.
Refletir com o grupo nos TDCs como se processa o desenvolvimento, a construção e aquisição do conhecimento pela criança, a importância do planejar, registrar e avaliar. Durante o ano de 2010

estaremos realizando TDCs de estudos com os temas de Avaliação Institucional e Pedagogia de Projetos, o último TDC mensal será destinado para planejamento e troca de experiências.
Estar atento para detectar os vários aspectos que provocam barreiras no desenvolvimento da criança. Garantir os momentos de avaliação do Projeto Pedagógico nas datas previstas em calendário escolar.
Coordenar as atividades ligadas à utilização dos recursos existentes na unidade escolar, Conselho de escola.
Participar das reuniões de trabalho Pedagógicos, Administrativo de Formação profissional oferecidas pelo NAED SUDOESTE.
Para que a Orientadora Pedagógica venha realizar um trabalho eficaz é preciso que esteja presente no cotidiano da escola, e na educação infantil infelizmente, este profissional atua em várias escolas. Isso dificulta muito o bom desempenho do trabalho desse profissional. Para que a escola tenha um trabalho coerente e eficaz seria necessário que a Orientadora Pedagógica tenha apenas uma unidade escolar, constituindo - se verdadeiramente em uma equipe gestora. Fica difícil para esse profissional acompanhar e fazer de maneira eficiente as intervenções que ocorrem no cotidiano.



ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DOS TEMPOS/ESPAÇOS ESCOLARES (MANTIDO)
Todo espaço físico é um território cultural a ser ocupado, construído, bagunçado, organizado, marcado por experiências, sentimentos e ações das pessoas. Pode, também, ser deixado de lado.
Os espaços das escolas de educação são variados e diferentes. Por isso, eles devem refletir os princípios educativos em que se baseiam a prática das profissionais de educação infantil que neles agem.
As crianças precisam de espaços para movimentar-se, correr, esconder-se, olhar-se, engatinhar, andar, saltar, pular, experimentar, mexer, descansar. Precisam ficar com seus amigos: para desenhar, construir, pintar, dançar, ler, pensar, cantar, pesquisar, conversar, subir, descer, brincar, gritar, ficar quietas, comer...
Através da ação planejada de seus profissionais, os espaços precisam ser organizados de forma a acolher e propiciar, para as crianças, percepções do ambiente cultural, auxiliando-as a adaptar-se a ele e a modificá-lo. Os educadores devem criar um ambiente de maneira a propiciar ao máximo a escolha de atividades das crianças, dentro de um padrão de segurança, de estímulo à autonomia e a cooperação.
A forma como os adultos organizam os espaços é fundamental, desde que haja lugar para todos. O uso que adultos e crianças fazem dele, é que produzirá a qualidade do trabalho.
Um espaço pensado e previamente preparado para um determinado grupo auxilia a atividade autônoma e cooperativa das crianças. Um espaço planejado e bem organizado é mais prazeroso e educativo!
Um espaço assim concebido, não se resume a sua metragem, grande ou pequeno, ele precisa tornar-se um ambiente, isto é, ambientar as crianças e adultos variando em pequenos e grandes grupos de crianças, misturando as idades, estendendo-se à rua, ao bairro e à cidade, melhorando as condições de vida de todos os envolvidos, sempre atentos às exigências das atividades programadas individuais e coletivas.


A organização da Rotina Diária

Ela é a realização do planejamento, é através dela que se põe em prática o previsto, ela orienta a ação da criança, assegura a ela o dia-a-dia, possibilitando que perceba e se situe na relação tempo-espaço, permitindo modificações, sem necessariamente cair na mesmice, no repetir sempre o mesmo.
A rotina ajuda a criança a prever ações e a situar-se em relação aos horários e acontecimentos. Enfim, ela permite o aparecimento do novo, do inusitado.
Cabe aos profissionais da escola observar e conceber a rotina como possibilitadora de movimentos e de ritmo.
Ela deve contemplar momentos de trabalho orientado e livres, o importante é que as crianças possam estabelecer vínculos entre o que é proposto e as brincadeiras das crianças.
Isso se dará através da oferta de materiais e espaços comuns.





EMEI “APOSTOLO PAULO”

Elucidação das atividades desenvolvidasAGIII A/B:
Período manhã e tarde
RODA DA CONVERSA: Neste momento serão desenvolvidas as atividades da chamada, de descobrir quem será o ajudante do dia, através da leitura do nome, a chamada será feita com os crachás onde os alunos desenvolverão a leitura dos próprios nomes e dos colegas, a leitura e oralidade das letras do alfabeto, letra inicial e final dos nomes, quais letras são iguais, contagem de letras, dias da semana, hoje, ontem e amanhã, quantos dias faltam para determinado evento a ser realizada na U.E., observação das condições climáticas, sol, chuva, nublado, frio, calor, situações de causalidade, ex.: - Está chovendo, portanto não será possível ir ao parque ou realizar determinada atividade no pátio.
Expressão oral através de relatos de novidades ou alguma notícia que queiram contar. Expressão corporal, gestual e oral através da música e movimentos do corpo.
HORA DA LEITURA: Há dois momentos de leitura; um onde a leitura é feita pelo professor e outro onde os alunos utilizam o cantinho da leitura e escolhem os livros a serem lidos. É o momento de ouvir e recontar alguma história, ampliar o repertório de obras e autores diversos, deixar a imaginação fluir essa atividade é diária
ATIVIDADES DE SALA: É neste momento que os espaços são usados através dos cantinhos, onde serão desenvolvidas as atividades da escrita e leitura, da modelagem, do faz-de-conta: casinha, beleza, médico, onde serão oferecidos também jogos com regras e de construção. Os alunos neste momento podem escolher aonde irão se sentar e qual atividade poderão fazer. Os espaços e materiais são dispostos de forma acessível aos alunos para que possam pegar o que for necessário para a realização das atividades.
ORGANIZAÇÃO DA SALA E HIGIENE: É amplamente incentivada, é neste momento que todos os alunos fazem a organização e limpeza dos ambientes, dos brinquedos, executam a
Separação e classificação de objetos e brinquedos. Reflete sobre a cooperação, a higiene a limpeza, e exercem a autonomia.
LANCHE: É o espaço do auto-servimento, da experimentação, da degustação. Do uso correto de talheres, de se evitar o desperdício de alimentos, de refletir sobre a produção e desenvolvimentos de alimentos e seres vivos, de como o alimento chega até a mesa para ser preparado e consumido.
PÁTIO, PARQUE E CASINHA DA BONECA: É o espaço que a escola possui para a brincadeira livre, para o faz-de-conta, para algumas brincadeiras dirigidas, tais como: vive-morto, corda, brinquedos de casa e outros
VIDEO: É um recurso integrado à sala de aula e soma-se a estratégia pedagógica adotada. Esse momento é uma forma de alterar a dinâmica. As crianças saem da sala de aula e isso ocorre em outro espaço (biblioteca). A escolha do filme é feita através de votação em assembléia, onde as crianças podem trazer o filme de casa, sugerir e discutir com o grupo. É necessário esclarecer que há TV e DVD nas salas de aula, mas a hora do “filminho”é um momento de participação coletiva de forma prazerosa em outro espaço.O espaço possui tapete e almofadas e persianas.
DIA DO BRINQUEDO: Acontece às sextas-feiras este é um momento que as crianças podem trazer seu brinquedo de casa para socializar com os amigos da escola.
Nesse momento da brincadeira, há a integração das duas turmas nos respectivos períodos.
Quando a criança não traz o brinquedo de casa é oferecido um da escola para que ela possa brincar e se integrar com os amigos.


EMEI DRA MARIA DE LOURDES CARDOSO DOS SANTOS

Elucidação das atividades desenvolvidas AGIII A/B :
Período da manhã

Acolhida, rotina e café da manhã:- todo o dia existe neste momento uma acolhida das crianças na porta da sala, um bom dia caloroso, a chamada, o recebimento de cadernos de recados e envelopes da APM.
Logo após essa rotina está na hora do café da manhã. Vamos todos ao refeitório e lá as crianças tomam leite com algum acompanhamento: bolachas, pão, biscoito, etc.
Roda da conversa:- na volta à sala formamos a roda, que é o momento de socializar. Na roda cantamos, ouvimos músicas de CDs acompanhando com gestos, palmas, etc. Na hora da novidade as crianças podem contar o que querem e é o momento também de ouvir o que o outro vai contar. Neste momento as crianças aprendem o quanto é importante falar, mas também ouvir o amigo, ter paciência de esperar a sua vez de falar.
Na roda fazemos a escolha dos ajudantes do dia e eles fazem a contagem de quantos alunos estão presentes e ausentes. Vou marcando na lousa quantas meninas, quantos meninos, quantos vieram ao todo, quantos faltaram, etc. Fazemos então a anotação do calendário e do tempo.
Às vezes aproveitamos a roda para brincar de passa anel, telefone sem fio, comida brasileira, brincadeiras com músicas que envolvam os nomes das crianças, etc.
Aproveito a roda também para contar a história do dia, sempre vinculada ao algum tema que está sendo trabalhado ou não, como um tema independente.
No final programamos como será nosso dia.
Atividades em sala:- que compreendem atividades de desenho, pinturas, diferentes técnicas artísticas, recorte e colagem, massinha de modelar, manuseio de livros e gibis, desenhos na lousa, leituras diárias de histórias e vários outros tipos textuais: poesias, gibis, parlendas, contos, fábulas, jornais, etc..
Na sala as crianças contam também com os brinquedos e jogos pedagógicos que estão disponibilizados em estante baixa e de fácil acesso à criança, portanto a escolha é livre. Esses jogos são brinquedos de montagem, jogos da memória, de encaixe, quebra-cabeça, carrinhos, bonecas, panelinhas, bonecos de fantoche, legos, animais de plástico, dinossauros, alfabetos de madeira e de borracha, numerais de madeira e de borracha, ábacos coloridos, etc.
As atividades em sala geralmente são disponibilizadas em forma de cantinhos onde a criança tem a oportunidade de escolher a atividade que gostaria de participar, mas também há momentos em que as atividades são guiadas e coletivas tendo a professora o papel de mediar e intervir no processo.
Atividades no parque e casinha de bonecas: no parque as crianças têm livre acesso aos brinquedos que são: 6 gangorras, balanço de pneus, balanço coletivo (4 crianças por vez), 3 escorregadores, casa do Tarzan. Toda a extensão do parque é de areia e as crianças brincam com baldinhos, pás, peneiras e fazem bolos, castelos, etc.
Na casinha de bonecas as crianças contam com móveis de madeira em tamanho infantil, panelinhas, roupas de adultos no armário e neste momento dão asas à imaginação, ao faz-de-conta e ao jogo simbólico, pois representa o ambiente familiar, o da escola e podem assim ressignificar esses momentos à sua maneira e modo de viver.
Brincadeiras dirigidas nos pátios externos referem-se a:- ovo-choco, amarelinha, coelhinho-sai-da-toca, batata-quente, dança da cadeira, diversas brincadeiras de roda e com expressão corporal, pular corda, etc. Essas brincadeiras são coletivas e guiadas pela professora que inclusive brinca junto com a criança. Também usaremos os pátios com atividades artísticas:- construções com sucatas, desenhos com giz de lousa no chão, argila, desfiles de moda, apresentações de teatro com fantoches, etc.
Além disso, haverá também as brincadeiras livres onde as crianças criam o próprio espaço utilizando-se dele e dos recursos para a expressão do faz-de-conta, fantasia e jogos simbólicos.
As crianças levam também para o pátio brinquedos da classe que queiram brincar lá fora. Apesar de esses momentos serem guiados e orientados pela professora, as crianças têm autonomia para escolher os brinquedos que gostariam de levar.
Atividades no campo gramado:- o campo gramado será utilizado como um dos espaços mais importantes, pois favorece as crianças liberdade em correr, pular, saltar, arrastar-se, jogar futebol (atividade que os meninos adoram e esperam ansiosos por isso), rolar pneu, pular corda, ginástica, gincanas, caminhadas junto com a professora, brincadeiras de roda, etc.
A maioria das atividades do campo é programada, orientadas e dirigidas pela professora, por ex. nas brincadeiras de roda, corda, atividades corporais, ginástica, caminhadas, gincanas, bambolês, etc. e procuramos sempre utilizar o campo com uma única turma por vez para que haja um melhor controle sobre o grupo.
Apesar das atividades serem acompanhadas pela professora, reservamos alguns momentos em que a criança possa correr mais livremente com os amigos.
Também é utilizado para observação do meio, favorecendo o contato com plantas e diferentes bichinhos.
Higiene, almoço e escovação de dentes:- todos os dias antes da refeição as crianças fazem a higiene e este momento é acompanhado e orientado pela professora, mas as crianças têm autonomia de estarem cuidando sozinhas de sua higiene. No almoço as crianças fazem o auto servimento todos os dias e têm liberdade para comerem o que quiserem e o quanto quiserem, mas a professora acompanha este momento aproveitando para orientá-los na importância nutricional dos alimentos, no não desperdício, na utilização dos talheres, etc..
No refeitório temos mesas e cadeiras onde as crianças sentam-se de quatro em quatro.
A escovação de dentes é um momento coletivo e orientado também.
As escovas de dente ficam nas mochilas e a pasta com a professora, que vai distribuindo e as crianças se locomovendo em grupos ao banheiro.
Hora do conto:- a utilização do espaço da Biblioteca proporciona às crianças neste momento, um acesso mais livre aos livros, mesmo sendo orientado, no qual eles podem manuseá-los conforme o próprio interesse. Aproveitamos também este momento para desenvolver histórias com fantoches e dramatizações.
Atividades com o grupo reduzido:- às quintas-feiras, as crianças são divididas em dois grupos, pois as professoras do período da tarde desenvolvem as atividades da C.H.P. Com esse número menor de crianças, aproveitamos para estar com a criança de uma forma mais individualizada através de atividades diversificadas e lúdicas como, por exemplo, fazendo uso das fantasias de princesa, fadas, super-heróis, adereços de festa, chapéus variados e que estão guardados em um baú de madeira e a disposição das crianças para que possam manusear com autonomia e liberdade.
Relaxamento ou volta à calma:- é o momento em que, após as crianças participarem de atividades extraclasses mais agitadas, como, por exemplo, no campo e no parque, é proporcionado, através da dinâmica do relaxamento, a percepção do próprio corpo, sentindo os batimentos do coração, a respiração, ouvindo o som da natureza ao redor da escola, como o canto dos pássaros, através de músicas clássicas, etc.
O uso do vídeo- hora do filminho:- é um recurso integrado à sala de aula e soma-se a estratégia pedagógica adotada. Esse momento é uma forma de alterar a dinâmica. As crianças saem da sala de aula e isso ocorre em outro espaço (biblioteca). A escolha do filme é feita através de votação em assembléia, onde as crianças podem trazer o filme de casa, sugerir e discutir com o grupo.É necessário esclarecer que há TV e DVD nas salas de aula, mas a hora do “filminho”é um momento de participação coletiva de forma prazerosa em outro espaço.O espaço possui tapete e almofadas e as persianas da sala são fechadas ficando um ambiente bem acolhedor.
Dia do brinquedo de casa:- acontece às sextas-feiras este é um momento que as crianças podem trazer seu brinquedo de casa para socializar com os amigos da escola.
Nesse momento da brincadeira, há a integração das duas turmas nos respectivos períodos.
Quando a criança não traz o brinquedo de casa é oferecido um da escola para que ela possa brincar e se integrar com os amigos.


Elucidação das atividades desenvolvidas AG III C/D


Período da tarde



ROTINA:- Nesse momento, faremos a chamada das crianças na roda da conversa, verificamos quantas vieram, cantamos músicas de acolhida e outras diversas. Depois as crianças contam coisas que aconteceram com elas (novidades) e organizamos o nosso dia.
ATIVIDADE EM SALA: - Devido à faixa etária das crianças, teremos atividades dirigidas, onde são
disponibilizados materiais diversos para a execução de trabalhos pedagógicos, técnicas artísticas e recorte a dedo tais como: tintas, lápis de cor, giz de cera, cola, papeis para recorte a dedo, lantejoulas, cola colorida, palitos diversos, etc. Teremos também atividades com massinha de modelar, jogos pedagógicos (que estão disponíveis em prateleiras na própria sala de aula, de fácil acesso), manuseio de livros e gibis, desenhos na lousa, leitura de histórias e desenvolvimento de atividades sobre as mesmas, etc.
ATIVIDADES NOS PÁTIOS EXTERNOS/CAMPO: - Devido à faixa etária das crianças, a professora em alguns momentos irá disponibilizar alguns brinquedos nesses espaços tais como, jogos da sala de aula, fantasias, motocas e gangorras, bonecas e carrinhos. Esse espaço será
Utilizado para diversas atividades, tais como: brincadeiras de roda, expressão corporal, brincadeiras dirigidas e atividades onde eles usarão a imaginação utilizando-se de recursos para expressão do faz-de-conta com brinquedos trazidos de casa. Usaremos também para atividades artísticas: - construções com sucata, desenho livre com giz de lousa, desfiles de fantasias ou modas, apresentações de teatros com fantoches, jogos de basquete, gincanas, etc. O campo gramado será utilizado para as atividades de correr, pular, jogar bola, pular corda, ginástica, caminhadas, brincadeiras de roda e também para estudo do meio.
ESPAÇO BIBLIOTECA: - Esse espaço será utilizado para atividade de assistir desenhos e filmes infantis e também para empréstimos de livros, bem como manuseio dos livros por parte das crianças e leitura dos mesmos.
PARQUE/CASINHA: - Esse espaço será utilizado para brincadeiras livres nos brinquedos e areia, onde temos baldes, pasinhas, etc. Na casinha de bonecas, que fica no mesmo espaço físico do parque, as crianças brincam com os recursos encontrados na mesma (bonecas, fogãozinho, geladeirinha, mesinhas com cadeirinhas, panelinhas, etc.) e desenvolvem a imaginação com diversas brincadeiras, tais como: mamãe, papai, filhinho entre outras.
VOLTA À CALMA: - Nesse momento as crianças voltam para a sala de aula, bebem água, pegam suas coisas e a professora forma uma roda e conta histórias ou cantam músicas diversas.
HIGIENE/LANCHE/ESCOVAÇÃO: - Nesse momento as crianças fazem a higiene para lancharem e depois vão para o refeitório, onde são orientadas quanto à importância de uma boa alimentação, bem como da qualidade e variedade dos alimentos. Após o lanche eles vão pegar as escovas de dente e são orientados de como se devem escovar os dentes adequadamente

8.2.1- ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS TEMPOS PEDAGÓGICOS (T.D.I. – T.D.C. – C.H.P. – HP.
Trabalho Docente Individual
TDI este espaço será utilizado para:
- Planejamento entre os professores -.
-Atendimento individual aos pais.
-Desenvolvimento de propostas a atividades educacionais e culturais com as crianças e com as famílias.
-Preparo de atividades para escola (festas, eventos e passeios).
Trabalho Docente Coletivo – T.D. C
O TDC será realizado todas as terças-feiras das 11h10min às 12h50min. “Em 2009 como indicativo da NAED SUDOESTE o TDC das duas Unidades Educacionais será desenvolvido na Emei ‘Maria de Lourdes Cardoso dos Santos”. de forma a integrar a equipe educativa.
O TDC é um espaço formativo que compreende reuniões pedagógicas com a equipe escolar para a construção, o acompanhamento e a avaliação do Plano Escolar /Projeto Pedagógico da Unidade Educacional para as atividades de interesse da SME.
Atividades propostas:
Leitura de textos, visando uma reflexão teórica da prática docente;
Reflexão e discussão da proposta pedagógica da escola;
Troca de experiências, analisar e avaliar o desenvolvimento das crianças;
Elaboração e avaliação de atividades realizadas coletivamente ex: aniversariantes, festa junina, dia das crianças etc.;
Elaborar planejamentos trimestrais.
Buscar soluções em conjunto.
Estudos sobre Avaliação Institucional e Pedagogia de Projetos








CARGA HORÁRIA PEDAGÓGICA – C.H.P.
Emei Dra. Maria de Lourdes Cardoso dos Santos

PLANO DE TRABALHO
(C.H.P.)


Professoras:
Cátia M. N. Battaglinni Girnos
Celise Ap. Reis S. Simões
Heloisa Pierozzi Germini
Neide Antonia Raimundo Navakoski



EMEI APÓSTOLO PAULO Este ano não tem horas de CHP.


8.2.2 – ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NOS TEMPOS PEDAGÓGICOS DESTINADAS AS CRIANÇAS COM NECESSIDADE EDUCATIVAS ESPECIAIS .

Em nosso Centro Integrado Municipal de Educação Infantil 11 até a presente data não temos nenhuma criança com necessidades especiais as unidades estão se adequando nos aspectos físicos. As unidades não necessitam de rampas, pois já existe acessibilidade. São necessários algumas adequações nos banheiros e acesso ao parque. A equipe Gestora estará encaminhando um estudo junto ao CAE.
Baseando-se na Legislação:
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA REPÚBLICA de 1988, Capítulo III Da Educação, da Cultura e do Desporto, Seção I- Da Educação-Art. 205 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
LDB 9394/96- Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:
III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;
temos como objetivo traçar o Plano de Trabalho da Educação Especial buscando um novo rumo para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais no ensino regular.



EDUCAÇÃO ESPECIAL NA UNIDADE EDUCACIONAL

O trabalho especializado na Unidade escolar deverá ser organizado para o melhor atendimento possível de todos os alunos, visando o desenvolvimento global das crianças com ou sem necessidades especiais.
A inclusão tem como objetivo promover acesso e a permanência das crianças com necessidades especiais na educação infantil, garantindo assim o direito a educação em igualdade de oportunidades.
Até o momento não há demanda de crianças com necessidades especiais nas EMEIS Maria de Lourdes C. Santos e Apóstolo Paulo, contudo assim que necessário a professora de Educação Especial deverá atender estas unidades. Portanto quando necessário, para o bom desenvolvimento do trabalho nas EMEIS acima no ano de 2010, o professor de Educação Especial deverá:
• Participar das atividades educacionais bem como na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto pedagógico;
• Identificar os alunos com necessidades especiais;
• Orientar a Unidade Educacional e juntamente com a equipe escolar encaminhar o aluno;
• Participar das formações continuadas;
• Oferecer informações e orientações à equipe escolar, participando de formações nas FCs e TDs;
• Colaborar com o professor da classe quanto à metodologia e avaliação a serem utilizados;
• Oferecer atendimento domiciliar quando necessário;
• Organizar e atualizar registros e relatórios nos prontuários dos alunos de Educação Especial;
• Selecionar, elaborar, utilizar, recomendar materiais e equipamentos apropriados aos alunos;
• Buscar diagnóstico, estabelecer contatos e fazer parcerias com profissionais que atuam com o aluno com necessidades especiais fora do âmbito escolar.
O professor de Educação Especial deverá favorecer a permanência do aluno em atividades dentro e fora da sala de aula.
O planejamento das atividades a serem desenvolvidas durante o ano letivo será feito pela professora da sala e adaptado quando necessário juntamente com a professora de Educação Especial alcançando assim todos os alunos.



FORMAS E CRITÉRIOS DE ENTURMAÇÃO NOS AGRUPAMENTOS
Conforme estabelece a Resolução SME/FUMEC Nº 08/2009, tanto a EMEI Doutora Maria de Lourdes Cardoso dos Santos e EMEI Apóstolo Paulo possuem salas de AG III.
Em todas as salas temos crianças de idades variadas conforme quadro já apresentado nas páginas 7 e 8, ressaltando que os alunos rematriculados na medida do possível, foram trocados de professora, disponibilizando melhor adaptação com novas professoras, já pensando na continuidade da educação básica e podendo oferecer espaço, materiais e metodologias diferentes das que já haviam visto em 2009.